Nosso Blog

Desafios que a indústria eólica global enfrenta

Principais Itens do Relatório Global de Energia Eólica 2022

A indústria eólica desfrutou de seu segundo melhor ano em meio à pandemia, mas as novas instalações ainda devem aumentar 4x até o final da década para encontrar um caminho onde emissão de gases de efeito estufa são quase zero (Net zero).

  • A indústria eólica global teve seu segundo melhor ano em 2021, com quase 94 GW de capacidade adicionada globalmente, ficando atrás do crescimento recorde de 2020 em apenas 1,8%.
  • Europa, América Latina e África e Oriente Médio tiveram anos recordes para novas instalações terrestres, mas o total de instalações eólicas terrestres em 2021 ainda foi 18% menor do que no ano anterior. O declínio foi impulsionado principalmente pela desaceleração do crescimento da energia eólica onshore nos dois maiores mercados de energia eólica do mundo, China e EUA.
  • 21,1 GW de capacidade eólica offshore foram comissionados no ano passado, três vezes mais do que em 2020, tornando 2021 o melhor ano da história eólica offshore, elevando sua participação de mercado em novas instalações globais para 22,5% em 2021.
  • A China representou 80% da capacidade eólica offshore adicionada em todo o mundo em 2021, elevando suas instalações eólicas offshore acumuladas para 27,7 GW. Este é um nível de crescimento surpreendente, pois levou três décadas para a Europa trazer sua capacidade eólica offshore total para um nível semelhante.
  • A capacidade total global de energia eólica é agora de até 837 GW, ajudando o mundo a evitar mais de 1,2 bilhão de toneladas de CO2 anualmente – o equivalente às emissões anuais de carbono da América do Sul.
  • As atividades de leilão de energia eólica se recuperaram em 2021, com mais de 88 GW de capacidade eólica concedidos globalmente, 153% a mais do que em 2020.
  • Após um ano em que os compromissos para zerar  a emissão de gases de efeito estufa ganharam impulso global, juntamente com a urgência renovada de alcançar a segurança energética, as perspectivas de mercado para a indústria eólica global parecem ainda mais positivas. Espera-se que 557 GW de nova capacidade sejam adicionados nos próximos cinco anos sob as políticas atuais. São mais de 110 GW de novas instalações a cada ano até 2026.
  • No entanto, esse crescimento precisa aumentar 4 vezes até o final da década se o mundo quiser permanecer no caminho onde emissão de gases de efeito estufa são quase zero (Net zero) até 2050.

O atraso no crescimento deixará um déficit de energia eólica até 2030 sem ação.

A energia eólica não está crescendo de forma rápida ou ampla o suficiente para realizar uma transição energética global segura e resiliente. Nas taxas atuais de instalação, a GWEC Market Intelligence prevê que até 2030 teremos menos de dois terços da capacidade de energia eólica necessária para o caminho onde emissão de gases de efeito estufa são quase zero (Net zero), estabelecido pela IRENA em seu roteiro de 2050, efetivamente nos condenando a perder nossas metas climáticas.

6 áreas em que a indústria eólica global enfrenta desafios a curto e longo prazo

O papel da energia eólica como protagonista da transição energética dependerá de garantir que o crescimento do setor seja sustentável, justo e socialmente responsável, com base em uma proposta econômica clara e viável. Há seis áreas em que a indústria enfrenta desafios de curto e longo prazo.

Mão de Obra: 

Mão de obra qualificada – A disponibilidade de Mão de Obra pronta e capaz com o treinamento e as habilidades necessárias para a indústria eólica. 

Transição justa e inclusão – O bem-estar socioeconômico das partes interessadas na transição energética e o desenvolvimento de uma força de trabalho diversificada e inclusiva que pode aproveitar todos os talentos para o crescimento da indústria eólica.

Sistema de Projeto:

Phase Out do Carvão – o ritmo de saída e aposentadoria dos países da geração baseada em carvão.

Proposta vc gás – o ambiente político favorável para energia eólica versus gás natural/GNL com base no mercado e valor socioeconômico.

Ambição política – a visibilidade e previsibilidade das metas de crescimento da energia eólica dos países e o reflexo em esquemas de compras transparentes e de longo prazo.

Adotando o valor do sistema – A mudança dos mercados de eletricidade baseados no valor marginal para uma estrutura de valor do sistema.

Sociedade:

Cronogramas de licenciamento – A facilidade de obter as autorizações, licenças e aprovações necessárias para implantação de projetos eólicos, incluindo contestações legais.

Aceitação social – A escala de apoio vs oposição encontrada por projetos eólicos nas comunidades locais.

Consenso público – Educação e conscientização pública sobre as mudanças climáticas e as necessidades da transição energética, e o consequente apoio social e político à energia eólica.

Uso do território – Disponibilidade de terrenos e fundos marinhos para projetos de energia eólica.

Suprimentos:

Custos da cadeia de suprimentos – O aumento e a certeza dos preços de mercado para materiais, minerais, metais e outros insumos para a cadeia de suprimentos de energia eólica.

Ecossistema – A reutilização, reaproveitamento, reciclabilidade e recuperação de componentes de parques eólicos, incluindo turbinas eólicas, e a redução dos impactos ambientais de resíduos em geral no ciclo de vida do projeto eólico, de acordo com uma abordagem de economia circular.

Tecnologia:

Armazenamento e hidrogênio verde – O ritmo ou a redução de custos e a comercialização de tecnologias de armazenamento e hidrogênio verde, que aumentarão a demanda por energia eólica. 

Confiabilidade do fornecimento – O ritmo de redução de custos e integração de tecnologias de balanceamento e flexibilidade, como ferramentas que responde a demanda, que permitirão a integração em larga escala da energia eólica.

Infraestrutura:

Rede e transmissão – O ritmo e a escala do reforço, construção e modernização da rede, garantindo disponibilidade de rede suficiente para aumentar a implantação de enrgia eólica. 

Acesso à energia – A expansão da infraestrutura para permitir o acesso universal à energia limpa e eletrificação de energia e outros setores.

Fonte: https://gwec.net/global-wind-report-2022/?mc_cid=0675f15ffa&mc_eid=209cac062c

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Fale conosco

Entre em contato

plugins premium WordPress