O aumento da vida útil das pás eólicas representa o aumento da rentabilidade de todo o parque eólico. A UL DEWI efetuou uma análise que comprovou essa vantagem financeira, estimando que, ao investir em estratégias que visem aumentar a vida útil dos aerogeradores, os ganhos podem representar mais de 10% de rentabilidade extra, conforme descrito abaixo:
“Enquanto que ações para otimizar o desempenho e a disponibilidade dos aerogeradores tende a melhorar o resultado financeiro de um projeto em torno de 2%-3%, e o gerenciamento adequado da operação e manutenção podem render até 5% a mais, a ampliação do período de atividade dos parques pode gerar ganhos superiores a 10%”.
Mas, de que forma é possível alcançar o aumento da rentabilidade do parque através da ampliação da vida útil das pás eólicas?
Para isso, é necessário compreender primeiramente as diversas etapas em que elas estão inseridas, desde a fabricação até a manutenção. Elas são peças fundamentais para a geração de energia, pois são responsáveis pela rotação da turbina. O design aerodinâmico das pás permite que o vento exerça uma força fundamental nelas, fazendo com que o rotor seja acionado.
Entretanto, estas são as peças que estão sujeitas a sofrerem mais danos, com ventos fortíssimos, raios e acidentes técnicos. Confira este conteúdo, explicando um pouco mais sobre a vida útil e fabricação das pás eólicas. Desejo a todos uma ótima leitura!
1. A Fabricação das pás.
Materiais utilizados para fabricar as pás eólicas.
Os materiais mais comuns para a produção das pás eólicas são:
- Poliéster;
- Epóxi reforçado com fibra de vidro;
- Fibra de carbono;
- Aramidas (Kevlar);
Além destes, outros materiais estão sendo estudados para também serem utilizados na sua fabricação.
Processo de fabricação.
O processo de fabricação das pás é composto por 4 etapas. Segundo um artigo publicado no blog da Iberdrola, o processo pode ser dividido da seguinte forma:
- Fabricação da Spar Cap: Esta peça é a parte interna da pá eólica, ela é feita de fibra de vidro ou carbono pré-impregnados com resina epóxi, um polímero termoestável.
- Fabricação da casca: Esta é a peça que envolve a Spar Cap, que também é feita de fibra de vidro. O interessante é que elas possuem uma camada de tinta que funciona como uma camada protetiva.
- Montagem: Após a fabricação da Spar Cap e duas cascas, é preciso juntar todas essas peças. Para que isso ocorra, o fabricante junta a Spar Cap entre as duas cascas e elas são colocadas em uma cabine de Pós cura. Elas são retiradas como uma única estrutura rígida.
Após os últimos ajustes, as pás passam por uma última revisão, e depois são enviadas para o destino: o local do parque eólico.
2. Qual a vida útil das pás eólicas?
Na fase de planejamento e projeto de turbinas eólicas, o fabricante prevê uma média de 20 anos, entretanto, as pás eólicas podem chegar ao fim da sua vida útil muito tempo antes do previsto.
A redução da vida útil da pás eólica pode ser ocasionada pela exposição a riscos que causam o desgaste ou a danificação da pá, como acidentes com pássaros, raios, rachaduras e falhas técnicas. Esses fatores, portanto, influenciam na vida útil do equipamento.
Tudo irá depender do local onde o parque será instalado e das condições ambientais e climáticas. O mais recomendado é a realização de manutenção preventiva de rotina, pois desta forma é possível que o gestor se mantenha informado sobre as condições das pás, contribuindo para a preservação do equipamento, e consequentemente, gerando o aumento da vida útil da pá eólica.
3. A manutenção é fundamental para a vida útil das pás eólicas.
Existem dois tipos de manutenção: as preventivas e as corretivas.
As manutenções preventivas são aquelas onde um técnico vai até o parque periodicamente e analisa as condições e saúde de todo o parque eólico.
Já as corretivas são aquelas onde as pás sofrem algum dano e precisam de consertos pontuais.
Os nossos serviços consistem em manutenção e inspeção de pás eólicas. As inspeções são responsáveis por determinar a saúde das pás eólicas, elas podem ser feitas:
- Inspeção Visual; Boroscopia;
- Teste de Pull-off; Análise de Tg;
Além disso, podemos realizar serviços de reparo visando reduzir o tempo de inatividade:
- Reparos Cosméticos e padrões;
- Quick fix repair kit;
- Resina de cura rápida;
- Resina de cura UV;
- Limpeza das Pás;
- Nacelles, Hubs e Torres (Tramos).
Outro ponto importante é que as pás eólicas podem sofrer danos devido a raios. Estes tipos de danos são previstos nos projetos e planejamentos, pois normalmente as pás ficam posicionadas em locais abertos, em estruturas de metais altas que podem atrair os raios.
Gestores de parque também precisam incluir estes possíveis danos nas inspeções e manutenções. Um de nossos serviços é o Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas. O objetivo deste serviço é reduzir os danos causados por raios, desenvolvendo um sistema de proteção e manutenção, e em caso de danos, reparos.
4. A reciclagem é uma nova opção
Uma nova opção que vem se tornando o objetivo de várias empresas do setor é a reciclagem das pás eólicas. Boa parte do aerogerador pode ser reciclado, entretanto, as pás eólicas ainda apresentam uma dificuldade em termos de aproveitamento sustentável do material.
Atualmente, as pás são descartadas e direcionadas a aterros ou são reutilizadas, sendo essa uma opção que fornece maior sustentabilidade. Existem possibilidades de reciclagem para as pás eólicas, entretanto elas demandam um alto investimento. Uma solução inovadora foi feita na Dinamarca, onde um engenheiro transformou um pá eólica em bicicletário.
Através desse conteúdo, percebeu-se que a manutenção é o caminho mais viável para manter a vida útil das pás eólicas, o que representa uma grande vantagem financeira para todo o parque. Para haver um processo de reciclagem das pás descartadas, no entanto, ainda é preciso pesquisa e investimento tecnológico. Assim, ter um processo de reciclagem das pás eólicas é a nova etapa do desenvolvimento.
Somos uma empresa de manutenção e inspeção de pás eólicas, possuímos diversos serviços que envolvem este ramo, por isso, entre em contato conosco e saiba mais! Para conhecer sobre o nosso processo de manutenção e inspeção, você pode entrar em contato conosco ou visitar outras abas de nosso site!
Fonte e Referências:
Artigo publicado no blog Iberdrola, título: O que é uma turbina eólica e como funciona.
Artigo publicado no blog do Grupo Arizona, título: Você sabe como é feito o transporte de pás eólicas?
Artigo publicado no blog CicloVivo, título: Pás de turbinas eólicas viram bicicletários na Europa.
Artigo publicado no blog Iberdrola, título: Reciclagem das pás eólicas: um novo desafio para a energia eólica.
Artigo publicado no blog Portal Energia, título: Tipos e processos de manutenção de aerogeradores.
Artigo publicado no blog do Canal Bioenergia, título: Análise de vida útil permite aumentar o tempo de operação de turbinas eólicas.