De acordo com um dado apontado pela Enel Green Power, “ao contrário do que se possa imaginar, um parque eólico ocupa uma porção de terra muito pequena comparativamente à quantidade de energia renovável que é capaz de produzir.”
Para o nosso artigo do blog de hoje, preparamos uma coletânea de informações sobre os parques eólicos. Hoje você poderá entender mais sobre o funcionamento, os tipos de parque e também sobre os parques no Brasil e mais outras informações desse locais que são os lares das magníficas turbinas eólicas.
Desejamos a todos uma excelente leitura a todos!
Existe mais de uma categoria de parque eólico?
Antes de compreender o seu funcionamento, precisamos entender os tipos de parques eólicos existentes. Com o avanço da tecnologia, ao longo dos anos os parques eólicos foram sendo aprimorados e desenvolvidos, podendo assim usufruir ao máximo deste recurso natural. Atualmente existem 2 principais modelos de parques, e sua principal diferença é a localização:
- Parque eólico onshore: podemos traduzir livremente a palavra onshore como “em terra”, isso significa que os parques eólicos onshore são aqueles que estão localizados e instalados na terra. São locais altos e com grande incidência de vento.
Exemplo de um parque eólico onshore. Fonte: Canva
- Parque eólico offshore: já a palavra “offshore”, pode ser traduzida livremente “no mar”. Como a própria tradução diz, eles são os parques eólicos localizados e instalados nos oceanos.
Exemplo de um parque eólico offshore. Fonte: Canva
Além destes dois principais modelos, existem os parques eólicos “near-shore”. Neste caso, o parque é instalado próximo da costa, que em inglês é “shore”. Cada tipo de parque possui a sua característica única, pois existe diferença estrutural entre os tipos onshore e offshore.
Agora que sabemos a diferença entre as categorias de parques eólicos podemos entender como é o seu funcionamento.
Como funcionam os parques eólicos?
Para a melhor compreensão sobre o funcionamento dos parques eólicos, vamos separá-lo em etapas:
1° Etapa: A força do vento gera as pás, fazendo com que o rotor seja girado, dessa forma a energia cinética do vento é transformada em energia elétrica.
2° Etapa: esta energia é transportada por meio de cabos elétricos instalados no subsolo. Além disso, são estes os cabos responsáveis por transmitir as informações necessárias para garantir o bom funcionamento das turbinas eólicas.
3° Etapa: todas as turbinas estão conectadas através destes cabos. Nos parques eólicos é instalada uma cabine de distribuição.
4° Etapa: toda a energia produzida é enviada para a cabine de distribuição, onde ela é transportada e enviada para a rede elétrica, visando fornecer energia sustentável, limpa e renovável para quem precisa!
Você já conhecia o funcionamento dos parques eólicos? Deixe nos comentários a sua resposta e qual etapa você achou mais interessante! E não se esqueça, se está com dúvida sobre alguma etapa ou procedimento, entre em contato conosco!
Quais os parques eólicos instalados no Brasil?
Segundo um artigo chamado “Principais Parques Eólicos no Brasil” publicado no site Sua Pesquisa e atualizado em 08/08/2022, os principais parques eólicos e complexos são:
- Parque Eólico Giribatu
Localização: Santa Vitória do Palmar (RS)
Capacidade instalada: 258 MW
- Complexo Eólico do Alto do Sertão I
Localização: Caetité, Guanambi e Igaporã (BA)
Capacidade instalada: 293,6 MW
- Parque Eólico de Osório
Localização: Osório (RS)
Capacidade instalada: 300 MW
- Complexo Eólico Desenvix Bahia
Localização: Macaúbas, Novo Horizonte e Seabra (BA)
Capacidade instalada: 95,2 MW
- Parque Eólico Sangradouro
Localização: Arroio Sangradouro (RS)
Capacidade instalada: 50 MW
- Parque Eólico Elebrás Cidreira 1
Localização: Tramandaí (RS)
Capacidade instalada: 70 MW
- Parque Eólico Enacel
Localização: Aracati (CE)
Capacidade instalada: 31,5 MW
- Parque Eólico Giruá
Localização: Giruá (RS)
Capacidade instalada: 11 MW
- Parque Eólico Beberibe
Localização: Beberibe (CE)
Capacidade instalada: 25,6 MW
- Parque Eólico Cabeço Preto
Localização: João Câmara (RN)
Capacidade instalada: 19,8 MW
- Parque Eólico Lanchina
Localização: Tenente Laurentino Cruz (RN)
Capacidade instalada: 28 MW
- Complexo Eólico Calango
Localização: Bodó (RN)
Capacidade instalada: 150 MW
- Parque Eólico Volta de Rio
Localização: Acaraú (CE)
Capacidade instalada: 42,4 MW
- Parque Eólico Bons Ventos
Localização: Aracati (CE)
Capacidade instalada: 50 MW
- Parque Eólico de Praia Formosa
Localização: Camocim (CE)
Capacidade instalada: 104,4 MW
- Complexo eólico Rio do Vento
Localização: interior do Rio Grande do Norte
Capacidade instalada: 504 MW.
- Parque Eólico de Gargaú
Localização: São Francisco de Itabapoana (RJ)
Capacidade instalada: 28 MW
Há uma grande quantidade de parques e complexos eólicos instalados no Brasil, é interessante destacarmos que ainda existem diversos projetos em desenvolvimento para a criação de parques offshore no país, devido ao grande potencial energético.
Entretanto, outra parte fundamental para entender o funcionamento dos parques eólicos é a manutenção deles!
Manutenção de parques eólicos: como é feita?
Podemos separar a manutenção dos parques eólicos em dois tipos: as corretivas e as preventivas. A primeira normalmente ocorre quando alguma peça fundamental sofre algum dano que possa impedir o funcionamento regular do parque. Já a segunda, por sua vez, são planejadas e normalmente ocorrem pois um técnico avaliou a condição do parque e notou que algum tipo de erro poderia acontecer, dessa forma é feita uma manutenção preventiva para evitar que o dano aconteça e cause efeitos no produção de energia do parque.
Nosso serviço tem como foco as pás eólicas e acessórios relacionados, temos diversos métodos de acesso para que o reparo seja feito da melhor forma possível. Além disso, também temos diversos serviços como o reparo da pá externamente e internamente, reparo de ponta e reparos em caso de dano por descarga elétrica.
Os parques abrigam as magníficas turbinas eólicas. Com o avanço tecnológico e preocupação com questões ambientais, esta geração de energia vem ganhando mais espaço na matriz energética renovável brasileira e mundial!
Em nosso site você tem acesso mais informações sobre nossos serviços, acesse clicando aqui! Além disso, você também pode acessar o nosso blog, nele você encontra diversas publicações sobre ramo de energia eólica, acesso clicando aqui!
Fontes e Referências:
– O artigo publicado no blog da Enel Green Power, título: “Parque eólico”.
– O artigo publicado no blog da Sua Pesquisa, título: “Principais Parques Eólicos no Brasil”