Em nossa última atualização no blog, explicamos sobre os parques eólicos, o que são e como funcionam. Em um de nossos tópicos, mencionamos que os parques eólicos podem ser divididos em duas categorias: as onshore e as offshore.
Para o nosso artigo de hoje, separamos algumas informações importantes para que você possa compreender mais sobre esta categoria do setor eólico.
Desejamos a todos os nossos leitores uma ótima leitura!
O que é turbina eólicas offshore?
As turbinas offshore são instaladas no mar, diferentemente das onshore, que são instaladas em terra. O professor da UFRJ, Segen Estefen, comentou em entrevista para o CNN Brasil Business, que as turbinas offshore são “o próximo passo”, isso significa que a tecnologia no ramo eólico está cada vez mais desenvolvida, fazendo que novas e mais potentes opções sejam criadas.
Qual o diferencial das turbinas offshore?
Além da sua localização, as turbinas offshore são maiores, consequentemente, tendo uma capacidade de produção maior que as turbinas eólicas onshore.
A turbina onshore tem potencial em média de gerar 500 quilowatts (KW), e a no mar possui o potencial de gerar 12 megawatts (MW). Já o tamanho das pás das turbinas onshore estão em uma média de 75 e as offshore 107 metros de comprimento, alcançando um diâmetro da rotação de até 220 metros.
Como funcionam os parques eólicos offshore?
Por mais que pareça uma tecnologia muito complexa, os parques possuem o mesmo funcionamento dos parques eólicos onshore.
– A força do vento gira as pás eólicas que iniciam a rotação do rotor, transformando a energia cinética do vento em energia elétrica limpa e renovável;
– Esta energia é transportada pelo interior da turbina e por cabos submarinos até um transformador;
– Após o transformador, a energia elétrica limpa e renovável pode ser distribuída entre a rede de empresas e lares.
Para mais informações sobre os parques eólicos, você pode acessar o nosso último post no blog “Tudo o que você precisa saber sobre os parques eólicos”! Nele você encontra mais informações sobre o funcionamento dos parques eólicos!
Curiosidades sobre os parques offshore.
- O maior parque eólico offshore fica no Reino Unido.
- Os países com maiores potencial de geração de energia offshore são o Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Bélgica e Holanda;
- Dentro da categoria de energia offshore, existem tipos de turbinas que podem ser instaladas:
- Turbina offshore com fundação fixa;
- Turbina offshore sobre plataforma flutuante.
Vantagens da energia offshore.
Ao compreender o que é e seu funcionamento, é muito importante conhecer suas vantagens para as pessoas, para o planeta e setor. Para explicar, separamos em tópicos as vantagens das turbinas offshore:
- Maior quantidade de vento: por estarem instalados no oceano, o vento pode atingir as pás eólicas com menor resistência. Quando comparamos com as turbinas onshore, o vento precisa enfrentar mais resistência como montanhas, cidades e assim por diante. Investir nas turbinas offshore é uma forma de usufruir de maiores quantidades de vento com menor resistência. Os parques eólicos offshore têm a capacidade de produzir mais energia do que os parques eólicos onshore. Mesmo com ventos mais leves e suaves, as pás eólicas foram projetadas e desenhadas para conseguir captar ventos a partir de 11 km por hora, ou seja, como as turbinas têm baixa resistência, elas conseguem captar ventos mais suaves sem grandes dificuldades.
- Menor impacto sonoro e visual: em alguns casos, os parques onshore podem ter um impacto visual e sonoro para as pessoas da região, entretanto, com as instalações em alto mar não existe essa preocupação. Eles estão instalados em distâncias muito longe de cidades, o principal cuidado com as instalações offshore é como os cuidados ambientais marinhos próximos a instalação e realizar a devida sinalização para evitar acidentes no tráfego marítimo e aéreo.
- Uma das principais vantagens, que não é apenas dos parques offshore, mas de todo setor, é a geração de energia limpa e renovável! A energia eólica utiliza o vento, uma fonte inesgotável, como matéria-prima para a geração de energia limpa, além disso, ela também é responsável por gerar uma energia não poluente, ou seja, a geração de energia não prejudica a natureza.
Além dessas vantagens, diariamente os parques offshore estão sendo desenvolvidos e consequentemente novas vantagens estão surgindo! É possível notar isso em notícias e reportagens. Você sabia que o Brasil tem um grande potencial para gerar energia eólica offshore?
O potencial brasileiro para geração de energia offshore.
O Brasil já conta com diversos complexos e parques eólicos onshore, entretanto, nos últimos tempos muito se fala sobre o potencial de geração de energia offshore. Especialistas dizem que o Brasil possui uma boa safra de vento, tanto no Nordeste, quanto no Sul do país.
Se você quiser se informar sobre diversos projetos que estão sendo feitos nessas duas regiões do país, em nossas redes sociais sempre estamos mostrando algumas notícias sobre o assunto, nos siga para ficar por dentro do assunto.
O nosso país possui uma variedade de recursos naturais que podem ser explorados para geração de energia, por exemplo, as hidrelétricas e solar. Entretanto, o crescimento do investimento nas turbinas e parques está fazendo com que novos projetos para as turbinas offshore sejam criados.
A geração de energia offshore é praticamente inesgotável, graças a todos os pontos que compartilhamos anteriormente, por isso que o Brasil é considerado como um grande potencial dessa geração deste tipo de energia. Além do potencial energético, é preciso considerar o meio ambiente e as rotas marítimas, por isso que os projetos precisam passar pela aprovação do Ibama antes de começarem.
O país é rico em recursos naturais, é preciso preservá-los e buscar formas de gerar energia com menor impacto ambiental.
Com o avanço da tecnologia, a energia eólica já está dando os próximos passos – um deles é o parque offshore, porém outros recursos e tecnologias estão sendo desenvolvidas para o setor! No nosso blog, você tem acesso a algumas outras informações sobre os avanços da tecnologia eólica, por exemplo, sobre a reciclagem e a vida útil das pás e outras informações. Se você ficou interessado no assunto, não se esqueça de conferir os nossos outros artigos!
Fontes e referências:
Artigo publicado na CNN Brasil com o título: “Entenda como funciona energia eólica offshore que é gerada no Mar”
Artigo publicado no site Diário do Nordeste com título: “Saiba como funciona um parque eólico offshore Torres ultrapassam Dura de grandes monumentos”
Artigo publicado no blog da Iberdrola com título: “O que é energia offshore?”