Nosso Blog

Redução de emissão de CO2 (Dióxido de Carbono)

Reportagem: AIE: Emissões de CO2 devem crescer menos de 1% em 2022

Segundo a reportagem, “Inserção recorde de fontes renováveis e veículos elétricos impediram aumento mais acentuado como no ano passado, afirma relatório.

Para o nosso artigo de hoje, trouxemos uma reportagem publicada em 20 de outubro de 2022 no site Canal Energia, escrita por Henrique Faerman. 

Os cuidados ambientais são uma das atuais preocupações mundiais. Estão sendo feitos diversos esforços para melhorar a saúde do meio ambiente. Entre eles, o aumento do investimento em fontes renováveis está crescendo. 

Este ano foi repleto de avanços no setor de energia renovável, devido a diversos fatores, como a redução de emissão de CO2 (Dióxido de Carbono). Trouxemos a reportagem e alguns temas importantes para o assunto. 

Desejamos a todos uma ótima leitura! 

CO2: a grande preocupação ambiental. 

Antes de abordarmos a reportagem, é fundamental entender a grande preocupação com o CO2.

O CO2 ou dióxido de carbono é um gás. Ele é de difícil detecção, pois não apresenta cheiro ou gosto. Através de reações químicas, o dióxido de carbono é encontrado na atmosfera, sendo algo normal. Entretanto, não é isso que preocupa os especialistas da área. 

A alta concentração do CO2 é a principal preocupação dos especialistas, pois ele é o gás responsável pelo aquecimento global. Segundo o site eCycle, o CO2 é produzido: 

  • Respiração e decomposição de seres vivos;
  • Erupção vulcânica;
  • Atividade humana;
  • Queima de combustíveis fósseis;
  • Desmatamento e queimadas;
  • Lavagem de polpa de celulose e papel.

Reportagem do Canal Energia 

Mesmo com as preocupações relacionadas à crise energética, a emissão de dióxido de carbono através da queima de combustíveis fósseis deve crescer menos de 1%, segundo reportagem publicada no site Canal Energia por Henrique Faerman.

 Os dados foram retirados de um levantamento feito pela Agência Internacional de Energia (AIE). Graças ao aumento de energia renovável e veículos elétricos, não ocorreu um aumento significativo nas emissões de dióxido de carbono.

 Em 2021, o aumento da emissão de dióxido de carbono foi de quase 2 bilhões de toneladas. Os estudos deste ano mostram que haverá um aumento de 300 milhões de toneladas para 33,8 milhões de toneladas em 2022. É importante destacar que o resultado de 2021 é uma consequência da pandemia e os resultados de 2022 tem  relação com a geração de energia e o setor de aviação.

“A análise dos dados mostra que as emissões estão a caminho de aumentar em cerca de 300 milhões de toneladas para 33,8 bilhões de toneladas nesse ano – uma evolução muito menor do que o salto de quase 2 bilhões de toneladas em 2021, resultado da rápida recuperação global da crise econômica desencadeada pela pandemia. O incremento de 2022 é impulsionado pela geração de energia e pelo setor de aviação, à medida que as viagens aéreas se recuperam das baixas ocasionadas pela Covid.” 

 Devido às fontes renováveis e os transportes elétricos, a emissão de CO2 não é superior. Se não fosse por esses fatores, o CO2 na atmosfera seria aproximadamente de um bilhão de toneladas. A guerra da Rússia também é um fator que influencia as tendências mundiais. 

“As emissões estão crescendo muito menos rapidamente este ano do que algumas pessoas temiam, e as ações políticas dos governos estão impulsionando mudanças estruturais reais na economia energética. Essas mudanças devem acelerar graças aos principais planos de política de energia limpa que avançaram em todo o mundo nos últimos meses,” comentou o diretor executivo da AIE, Fatih Birol.

Imagem do artigo “AIE: Emissões de CO2 devem crescer menos de 1% em 2022”, publicada em 20 de outubro de 2022, por Henrique Faerman, da Agência CANALENERGIA, no blog “Canal Energia”. 

Fontes renováveis de energia

A energia eólica e a energia solar são as líderes do aumento de geração de energia mundial em 2022. Este aumento evitou mais de 600 milhões de toneladas de CO2 de serem acumulados na atmosfera. 

Está ocorrendo uma rápida implementação de projetos para o aumento da geração de energia limpa, sendo um deles a criação de parques offshore no Brasil. Outro fato é que mesmo com as secas em diversas regiões do país, as hidrelétricas continuam aumentando ano após ano. Entretanto, mesmo com os dados positivos, há uma previsão de que o carvão tenha um grande crescimento, isso se dá ao fato que alguns países voltem a utilizar o carvão como consequência ao aumento do gás natural.

“No total, as emissões da geração de energia a carvão devem crescer mais de 200 milhões de toneladas, ou 2%, este ano, lideradas por aumentos na Ásia.”

Por outro lado, a União Europeia possui um cenário mais positivo. Espera-se que o uso de combustíveis fósseis seja temporário, pois 50GW podem ser agregados devido a projetos de fontes renováveis, que devem ser implementados em 2023. 

Já na China, as emissões tendem a continuar as mesmas – resultado de diversos fatores, sendo um deles, o impacto das secas.

Imagem do artigo “AIE: Emissões de CO2 devem crescer menos de 1% em 2022”, publicada em 20 de outubro de 2022, por Henrique Faerman, da Agência CANALENERGIA, no blog “Canal Energia”. 

Aumento na demanda de petróleo

Ainda esse ano pode haver um aumento na demanda de petróleo. O aumento se dá ao fato que setor de viagens e aviação está voltando com devido à flexibilização das medidas de segurança contra a Covid-19.

“Por sua vez a demanda por petróleo pode crescer mais do que qualquer outro combustível fóssil em 2022, com as emissões relacionadas subindo em cerca de 180 milhões de toneladas. O impulsionamento acontece em grande parte pelo setor de transporte, à medida que as restrições de viagem foram levantadas e os padrões de deslocamento e viagens pré-pandemia foram retomados.”

Porém, o setor de viagens ainda está em 80% dos níveis  antes da pandemia de 2020. Entretanto, o gás natural pode ditar algumas tendências deste final de ano. 

Gostou? Deixe o seu comentário!

Para saber mais sobre os serviços do time ADComp, você pode entrar em contato conosco! 

Fontes e Referências: 

  • Artigo publicado na data 20 de outubro de 2022, no site Canalenergia com o título original “AIE: Emissões de CO2 devem crescer menos de 1% em 2022”. Autor: Henrique Faerman.
  • Artigo publicado no site eCycle com o título original “O que é CO2 e quais seus impactos?”. Autor: Equipe eCycle.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Fale conosco

Entre em contato

plugins premium WordPress