Nosso Blog

O Brasil está entre os destaques mundiais na geração de empregos verdes

As preocupações com o meio ambiente estão cada vez maiores. Não é de agora, que os países vêm investindo em formas de reduzir os problemas ambientais e usufruir dos recursos sem agredir o meio ambiente. 

Uma das principais preocupações é com o aquecimento global. Um dos principais agravantes do aquecimento global é a queima de combustíveis fósseis para a geração de energia, todavia, a principal solução para este problema é o aumento do investimento em fontes de energia renováveis. 

No Brasil, por exemplo, as fontes renováveis ocupam quase 50% da matriz energética do país. Entretanto, além da produção de energia renovável, há um fator que vem ganhando destaque, os empregos verdes.  

Atualmente, os trabalho e funções do mercado precisam coexistir com o meio ambiente, todos precisam trabalhar em conjunto para não piorar e aliviar os problemas ambientais. Existe uma segmentação no mercado de trabalho, os empregos verdes, funções que trabalham diretamente com a sustentabilidade e o meio ambiente. 

Para o artigo de hoje separamos algumas informações sobre o segmento de empregos verdes. Além disso, também trouxemos alguns pontos de um artigo publicado no site da Uol Economia, escrito por Renée Pereira, que irá abordar alguns fatores que mostram e apontam o destaque do Brasil no segmento da produção de empregos verdes.

Desejamos a todos uma ótima leitura!    

O que são os “empregos verdes”? 

O emprego verde protege e promove o bem-estar ambiental. São os empregos que buscam ter o menor impacto ambiental, mas que também se preocupam com a saúde do planeta. Os empregos verdes trabalham em formas de reduzir o aquecimento global. Em 2009, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) criaram o termo “emprego verde”.

“Os empregos verdes são aqueles destinados a proteger e promover o meio ambiente ou os que levam sempre em consideração o seu impacto sobre a saúde do planeta e tentam minimizá-lo, produzindo ou prestando serviços que ajudem no combate ao aquecimento global e a sua  preservação.” Aponta o artigo publicado no site da Catho. 

Os empregos verdes proporcionam os seguintes benefícios: 

  • Melhora a eficiência no consumo de energia e matérias-prima; 
  • Reduz as emissões de gases que pioram o efeito estufa;
  • Protege e promove o ecossistema saudável; 
  • Agrega nas adaptações às mudanças do clima. 

O Brasil destaca-se na porcentagem de empregos verdes.

Os empregos verdes podem agregar no desenvolvimento do Brasil, pois 10% desta categoria no mundo está localizada no país, aponta o artigo publicado no dia 05 de dezembro de 2022 no site da Uol Economia, escrita por Renée Pereira. 

Aproximadamente, 50% da matriz energética do Brasil é renovável, que utilizam recursos praticamente inesgotáveis, o vento e o sol são exemplos disso. A particularidade da matriz energética é o potencial da economia verde são dois fatores que podem impactar a criação de trabalhos sustentáveis. 

“A qualidade da matriz energética, com quase 50% de energia renovável, e o potencial da economia verde podem alavancar o desenvolvimento do Brasil nos próximos anos, com uma geração de emprego mais sustentável.” Aponta a reportagem escrita por Renée Pereira

É importante destacar que o Brasil está no segundo lugar dos países que mais empregam na indústria de biocombustíveis, solar, hidrelétrica e eólica. 

“…segundo dados da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), compilados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A expectativa é de que, até 2030, as energias renováveis criem 38,2 milhões de empregos no mundo.” Destaca a reportagem. 

Este cálculo está considerando a potencialização dos investimentos para reduzir os efeitos do aquecimento global. Além disso, o Brasil pode ter um papel importante neste desenvolvimento. A reportagem destaca a fala do economista sênior da divisão de Mercados de Trabalho e Seguridade Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Oliver Azuara, que disse: 

“O potencial do trabalho verde no Brasil é enorme, seja pelo tamanho da economia ou pelo fato de ser o lar de ecossistemas dos mais relevantes do planeta, rico em recursos naturais e biodiversidade.”

O Brasil possui um grande potencial de geração de energia renovável e trabalhos verdes. Utilizando o setor eólico como exemplo, a energia eólica offshore, parques em alto-mar, possui um potencial de 700 mil MW, cada MW cria 17 pontos de trabalho por 25 anos (a vida útil de cada projeto). Já na produção de energia eólica onshore a quantidade de empregos por MW é de 11,7.

“Na eólica convencional, em terra, esse número é um pouco menor: 11,7 empregos por MW instalado. A expectativa é de que, nos próximos dez anos, o setor acrescente no mínimo 3 mil novos MW por ano (em 2022, serão 5 mil MW), diz a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Gannoum. Isso significa cerca de 35 mil novos postos de trabalho anuais.”

O potencial do Brasil na criação de trabalho verdes.

Existem dois fatores relevantes na análise deste potencial brasileiro, o primeiro deles seria a economia e o outro é a quantidade de recursos naturais, a biodiversidade brasileira é rica e importante para o mundo. Por esses fatores é fundamental criar trabalhos e funções que estejam conectados à sustentabilidade e à proteção dos recursos naturais.

De acordo com dados compilados pelo BID, o Brasil, entre todas as grandes economias da América Latina, possui a maior taxa de captação para os empregos verdes, além disso, foi o país que apresentou o maior crescimento dos empregos desta área depois da pandemia de Covid-19.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas suas redes sociais! Em caso de dúvidas, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços e soluções customizadas.  

Fontes e referências: 

  • Artigo publicado no dia  12 de janeiro de 2022, no blog do site Catho, com o título original “Empregos verdes: conheça mais sobre eles”. Autor: Não destacado no artigo.
  • Artigo publicado no dia  05 de dezembro, no site da Uol Economia, com o título original Brasil já responde por 10% dos ‘empregos verdes’ no mundo. Autor: Renée Pereira.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Fale conosco

Entre em contato

plugins premium WordPress