Artigos compartilham uma lista com as maiores turbinas eólicas já produzidas.
Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente tornou-se prioridade e medidas foram tomadas para que o nosso lar, o planeta Terra, sofra menos. As medidas servem como uma forma de reduzir problemas ambientais, como a emissão de gases poluentes e o efeito estufa, mas afinal, quais são as medidas?
Desde a reciclagem de um copo plástico até as magníficas pás eólicas. E como o nosso setor de atuação é direcionado para as pás eólicas, iremos focar nela. A geração de energia através da força do vento é conhecida como energia eólica.
As 10 maiores turbinas eólicas
Os sites Click Petroleo E Gas e Engenharia 360 compartilharam uma lista com as maiores turbinas eólicas produzidas no mercado.
Conheça a maiores turbinas eólicas já produzidas:
1- Haliade-X
Screen Print tirado do vídeo: Installation of world’s biggest wind turbine Haliade X | Drone video, do Canal do Youtube: DroneGoPro. Fonte do vídeo: Artigo publicado no site da Click Petroleo E Gas.
Link do vídeo completo: Installation of world’s biggest wind turbine Haliade X | Drone video
A GE Renewable Energy produziu a Haliade-X, com 107 metros de comprimento e 260 metros de altura, a maior turbina eólica produzida. Esta turbina possui a capacidade de gerar 12 MW com seu protótipo instalado em Roterdã, na Holanda.
2- Vestas V164
Vestas V164 – Divulgação/SPM Marine Offshore. Fonte da Imagem: Artigo publicado no site da Click Petroleo E Gas.
Produzida na Dinamarca e no Reino Unido, possui a capacidade de geração de 9,5 MW, e também conta com um diâmetro de 164 metros. Uma de suas principais características são suas pás de 80 metros de comprimento e uma nacelle muito leve.
3. Adwen AD-180
Imagem reproduzida de Windpower Monthly. Fonte da Imagem: Artigo publicado no site da Engenharia 360.
Projeto das empresas Gamesa e Areva, a turbina possui as seguintes medidas:
- Com 88,4 metros,
- Com 180 metros de diâmetro e
- Capacidade de 8 MW.
O seu destaque é o design das pás, que são mais cumpridas.
4. SWT-8.0-154
SWT-8.0-154 – Divulgação/Siemens. Fonte da Imagem: Artigo publicado no site da Click Petroleo E Gas.
Produzido na Dinamarca, o modelo SWT-8.0-154 possui as seguintes medidas:
- Diâmetro: 120 metros, com a possibilidade de ser estendido até 154 metros;
- Capacidade de atingir a potência de 8MW.
5. Enercon E-126
Imagem reproduzida de ResearchGate. Fonte da Imagem: Artigo publicado no site da Engenharia 360
A princípio desenvolvida para um projeto de 6 MW, a turbina eólica possui um rotor (peça de fixação das pás que gera o movimento de rotação) de diâmetro de 127 metros e capacidade de produção de 7,5 MW.
6. MHI Sea Angel
MHI Sea Angel – Divulgação/Mitsubishi. Fonte da Imagem: Artigo publicado no site da Click Petroleo E Gas.
Turbina conhecida como Sea Angel, é da empresa Mitsubishi Heavy Industries (MHI). Primeiramente ela foi instalada no Hunterston Test Center, na Escócia e depois na costa japonesa próxima a Fukushima. A turbina está instalada sobre uma base flutuante.
7. Samsung S7.0 171
Samsung S7.0 171 – Divulgação. Fonte da Imagem: Artigo publicado no site da Click Petroleo E Gas
Inicialmente, para ser instalado na Escócia, é uma das turbinas mais inovadores no mercado offshore. Suas medidas são: pás com 85 metros e um rotor com diâmetro de 171,2 metros. Entretanto, segundo o artigo publicado no site Engenharia 360, o destino do projeto é incerto, pois ele não teve continuidade.
8. Ming Yang 6.5 MW SCD
Imagem reproduzida de Windpower Monthly. Fonte da Imagem: Artigo publicado no site da Engenharia 360
Projeto resultado de mais de 80 anos de acordo entre as empresas Ming Yang e Aerodyn. O primeiro protótipo com as seguintes medidas:
- um diâmetro do rotor de 130 metros
- e uma capacidade de produção de 6,5 MW
Ela foi instalada na China há poucos anos. Existem planos para uma variação do modelo para 8 MW, com um diâmetro de rotor de 168 metros.
9. Senvion 6M
Imagem reproduzida de Windpower Engineering & Development Fonte da Imagem: Artigo publicado no site da Engenharia 360
A turbina foi projetada pelas empresas Repower e Senvion. Inicialmente, ela possuía uma potência de 5MW e com um diâmetro do rotor de 126, entretanto, ela já foi alterada. A turbina foi aumentada para 6,15MW e com diâmetro do rotor de 152. Com esta alteração, há a possibilidade de que esta turbina seja instalada em locais com menor intensidade de vento.
10. GE Haliade 6MW
GE Haliade 6MW – Divulgação/General Electric.. Fonte da Imagem: Artigo publicado no site da Click Petroleo E Gas
A GE Haliade 6MW foi produzida pela empresa Alstom, suas pás eólicas foram produzidas pela LM Wind Power. A turbina foi produzida para ser instalada na ilha Block, nos EUA, o primeiro parque eólico offshore da América, segundo os artigos usados como fonte.
Observação: Tanto as imagens, quanto as informações da lista foram retiradas dos sites utilizados como fontes e referência para a produção deste artigo.
No dia 13 de janeiro de 2023, a China anunciou a possível maior turbina eólica produzida. Segundo o site Olhar Digital, a MySE 18.X-28X é uma máquina colossal, produzida pela Mingyang Smart Energy. Possui as seguintes medidas, “um diâmetro de rotor acima de 280 metros, e suas pás de 140 metros varrem uma área de 66 mil metros quadrados, indo além do limite de 18 MW”.
Fontes e Referências:
– Artigo publicado em 3 de janeiro de 2023, no site Click Petroleo E Gás com o título original “Conheça as dez maiores estruturas de aerogeradores ou turbinas eólicas já produzidas atualmente”. Autor: Valdemar Medeiros em Energia Eólica, Energia Renovável
– Artigo publicado em 29 dezembro de 2022, no site Engenharia 360 com o título original “Conheça as 10 maiores turbinas eólicas do mundo”. Autor: Redação 360 (Não menciona nomes)
– Artigo publicado em 17 de janeiro de 2023, no site Olhar Digital com o título original “China anuncia a maior turbina eólica do mundo”. Autor: Flávia Correia