Nosso Blog

Usinas de energia solar e eólica do Piauí, instaladas em 2023, podem produzir 601,33 MW

Uma reportagem publicada no CPG (Click Petróleo e Gás) ressalta o potencial energético das usinas de energia eólica que serão instaladas em 2023 no Piauí, com capacidade produtiva de até 601,33 MW.

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possui a função de fiscalizar a implementação de novas usinas energéticas, mapeando a quantidade de energia ofertada em cada região. Dentro deste importante papel, a ANEEL já observou a tendência da operacionalização de 298 novos projetos de energia solar e eólica durante este ano no país. Deste expressivo número, 19 projetos serão no estado do Piauí.

Continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre a expansão deste setor no Piauí e o grande potencial produtivo do estado! Desejamos a todos uma excelente leitura.

A maior expansão registrada pela ANEEL

No fim de 2022, já havia sido registrado uma expansão de 8.243,26 MW de energia produzida no Brasil, a segunda maior ampliação já observada pela ANEEL. Para o ano de 2023, a ANEEL prevê uma produção de 10,3 GW, a maior expansão de capacidade energética já registrada pela entidade. E o estado do Piauí possui um papel fundamental nessa expansão!

Segundo a reportagem publicada no CPG, “A previsão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para este ano, com a ampliação da matriz de geração no Brasil, é de uma produção de 10,3 gigawatts (GW) de capacidade instalada no estado. Este é o maior nível de expansão de capacidade desde o começo do acompanhamento pela entidade do setor de energia, que prevê a entrada em operação comercial de 298 projetos de energia solar e energia eólica ainda em 2023. Deste total, 19 estão previstos para o estado do Piauí”.

Legenda: Maior usina de energia solar da América do Sul, localizada no Piauí. Divulgação/Foto Reprodução/Blue SOL retirada da reportagem do site Click Petróleo e Gás com o título original “Novas usinas de energia solar e eólica do Piauí, previstas para este ano, podem produzir juntas 601,33 MW”.

Capacidade produtiva das usinas de energia eólica e solar do Piauí

Segundo informações do boletim de Acompanhamento de Implantação das Centrais Geradoras de Energia Elétrica da Aneel, há a previsão da liberação de duas usinas de energia solar, com capacidade conjunta de 58,43 MW.

Além do funcionamento das usinas de energia solar, há também 16 usinas de energia eólica com capacidade de 534,40 MW e 1 usina de produção de energia a partir de biomassa, conforme afirma a reportagem:

“Já no segmento de energia eólica, estão sendo concluídas, com previsão para começar a operar ainda neste ano, 16 usinas com capacidade de 534,40 MW. Na modalidade biomassa, uma fonte de energia renovável que pode ser gerada por meio do bagaço de cana e madeira, principalmente, está sendo construída uma usina com capacidade de produção de 8,50 MW”.

Somando a capacidade energética das 19 usinas que serão implantadas durante o ano de 2023, estima-se a produção total de 601,33 MW. Além disso, essa expansão é responsável pelo “aumento da segurança energética do estado e geração de empregos e renda aos moradores da região”.

Para saber mais sobre a geração de empregos verdes através da implantação de usinas energéticas a partir de fontes renováveis, confira o artigo “O Brasil está entre os destaques mundiais na geração de empregos verdes”. Clique aqui!

O maior parque de energia eólica da América do Sul no estado

O maior parque de energia eólica da América do Sul está operando no Piauí! A Lagoa dos Ventos, localizada na Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio é a maior geradora de energia eólica. 

Segundo a fonte, “Recentemente, a empresa começou o desenvolvimento da segunda expansão do complexo de energia eólica, com investimentos de cerca de R$ 2,5 bilhões. A primeira expansão do parque eólico Lagoa dos Ventos, que começou em 2020, já está parcialmente em atividade e a expectativa é que esteja totalmente concluída ainda este ano”.

A expansão da energia eólica para além do Piauí…

A tendência da expansão da energia eólica não é observada somente no estado do Piauí, mas também em todo o Brasil!

Há aproximadamente 828 parques eólicos em operação no país com capacidade produtiva de 22.000 MW, e essa fonte energética já está consolidada como a segunda maior da matriz brasileira.

Durante o ano de 2022, quatro recordes foram registrados na geração de energia eólica no Brasil. Segundo afirma o Canal Energia, com dados referentes à essa capacidade produtiva:

“Nos dias 12 e 13 de agosto, foram registrados quatro recordes da geração de energia eólica no Brasil. O SIN computou, no sábado, 13, 14.139 MW médios de energia, ante o último melhor resultado de 13.264 MW médios, no dia 07 de setembro do ano passado. O montante representou 22,8 % da demanda de energia do SIN. Em geração de energia instantânea, foi observado, na sexta-feira,12, o pico de 17.321 MW, às 21h40 (23,1% da demanda do SIN). O recorde anterior era de 15.827 MW, às 21h10 do dia 8 de julho deste ano.”

“O ONS também informou dois recordes no subsistema Nordeste. O pico de geração energia eólica instantânea chegou a 15.631 MW, às 21h40, na sexta-feira passada, cerca de 118% da demanda do Nordeste. O limite anterior era de 14.554 MW, ocorrido, às 09h08, do dia primeiro de agosto de 2022. Já no sábado ocorreu o recorde na geração média de energia solar no Nordeste, com o volume de 13.380 MW médios que corresponde a 118,6% da demanda da região.”

Para saber mais sobre o potencial energético na região nordeste, leia o conteúdo “Uma reportagem mostra o avanço da produção de energia eólica na região nordeste do país”. Clique aqui!

Gostou deste conteúdo? Comente e compartilhe!

Fontes e Referências: 

– Artigo publicado em 26 de Janeiro de 2023, no site Click Petróleo e Gás com o título original “Novas usinas de energia solar e eólica do Piauí, previstas para este ano, podem produzir juntas 601,33 MW”. Autor: Valdemar Medeiros.

– Artigo publicado no dia 24 de Janeiro de 2023, no site Walcy Vieira, com o título original “Piauí pode ser o ‘bichão’ na produção elétrica. Deve chegar a 601,33 MW”. Autor: Walcy Vieira.

– Artigo publicado no dia 17 de Agosto de 2022, no site Canal Energia, com o título original “Geração solar e eólica registram novos recordes no Brasil”. Autor desconhecido.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Fale conosco

Entre em contato

plugins premium WordPress