Nosso Blog

Avanço da energia eólica no Brasil

Governo publica regras para implantação de energia eólica offshore

Segundo a reportagem, “O MME publicou duas portarias que definem regras para a implementação de usinas eólicas no mar”

Para o último artigo do ano, separamos dois assuntos que mostram o avanço da energia eólica no Brasil. 

O Brasil atingiu diversas conquistas ao longo do ano. O que demonstra um avanço positivo da tecnologia no país. Trazendo uma retrospectiva de 2022, o Brasil foi centro de diversas notícias e assuntos, seja compartilhando os recordes atingidos ou a implementação dos parques eólicos offshore. 

A geração de energia eólica onshore localizada no Nordeste bateu diversos recordes durante todo o ano (abordamos alguns deles em nosso blog ou redes sociais). 

E para encerrar o ano com “turbina” de ouro, trouxemos um artigo publicado na Gazeta do Povo, que aborda as regras para a implementação de energia offshore. 

Uma retrospectiva dos avanços da energia eólica no Brasil. 

Desejamos a todos uma ótima leitura! 

O começo para as instalações offshore. 

No começo do ano, fizemos um artigo sobre as regras para o investimento em energia eólica offshore. 

“Em janeiro de 2022, o governo publicou em edição extra do Diário Oficial da União, pelo Ministério de Minas e Energia, que foram estabelecidas regras para exploração energética dos ventos marítimos ou offshores, prática muito comum na  Europa, mas que ainda aguardava definições de algumas regras no Brasil.”

Em diversas notícias foram destacados o potencial do Brasil na geração de energia renovável. 

O Brasil subiu de posição no ranking da “Capacidade Total Instalada”.

 “O relatório da Global Wind Energy Council mostra que o Brasil subiu de ranking e agora ocupa a sexta posição em Capacidade Total Instalada de Energia Eólica Onshore, em 2021. A China, por sua vez, continua sendo a líder do ranking.” 

Recordes atingidos na região nordestina do país 

O nordeste ganhou destaque quando o assunto foi recordes de energia eólica.

Em setembro, houve o registro de 5 recordes entre os dias 5 e 7 de setembro de 2022. O site da Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontou que a “geração média foi de 15.890 MW médios, segundo dados do Sistema Interligado Nacional (SIN).”

Segundo a reportagem no site Diário do Nordeste, no dia 15 de Outubro de 2022, a geração de energia eólica atingiu o recorde de 18.125,6 MW. Este marco foi mantido por, aproximadamente, 30 minutos. Esse valor corresponde a 81,8 % da capacidade instalada.   

Além da energia eólica, o Brasil também atingiu destaques e recordes em outra fonte de energia renovável, a energia fotovoltaica, também conhecida como solar. 

Reportagem da Gazeta do Povo

No dia 20 de Outubro de 2022, o  Ministério de Minas e Energia (MME) publicou dois documentos (portarias) para a implementação de instalações offshore. 

“As portarias representam fundamental evolução e contribuem para o estabelecimento de um marco legal seguro e adequado para geração de energia elétrica offshore no Brasil”, segundo a pasta. Destacou a reportagem da Gazeta do Povo.

As Portarias

  • A portaria nº 52/2022, estabelece processos para o sedimento de uso oneroso usufruir da energia eólica offshore. Também trata-se da definição da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para definir contratos para o uso. 

Segundo a reportagem,” A portaria nº 52/2022 define procedimentos relativos à cessão de uso onerosa para exploração de energia elétrica offshore. Também trata da delegação à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) das competências para firmar os contratos de cessão de uso, estabelece orientações sobre prazos e condições para emissão das Declarações de Interferência Prévias (DIP), e define o maior retorno econômico pela cessão do prisma como critério de julgamento das licitações.”

  • A outra portaria é a MME/MMA nº 03/2022 regras para o desenvolvimento do “Portal Único de Gestão do Uso das Áreas Offshore”

”A partir de agora, o MME poderá dar continuidade às atividades de publicação de normas complementares ao Decreto nº 10.946/2022”, com orientações sobre a metodologia para cálculo do valor devido à União pelo uso do bem público indicado no artigo 11; e do limite máximo de área a ser cedida em um mesmo contrato.” , segundo a reportagem.

Previsões para 2023

Podemos esperar o aumento no investimento nas fontes de energia renováveis. A cada novo ano, novos recordes foram atingidos. É importante ficar atento às atualizações do ramo. Fique ligado nas redes sociais da ADComp para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações

 do próximo ano! 

Gostou? Deixe um comentário! Para saber mais sobre nossas soluções e serviços, entre em contato conosco! 

Fontes e Referências: 

  • Artigo publicado no dia  20 de Outubro de 2022, no site da Gazeta do Povo, com o título original “Governo publica regras para implantação de energia eólica offshore”. Autor: Gazeta do Povo.
  • Artigo publicado no dia 18 de Outubro de 2022, no site da Diário do Nordeste, com o título original “Geração de energia eólica bate recorde. Nordeste abastece o Sudeste”. Autor:  Egídio Serpa
  • Artigo publicado no dia 11 de Outubro de 2022, no site da ONS, com o título original “ONS registra 29 recordes na produção de energia por geração solar e eólica ao longo de setembro”. Autor: Não informado.

Artigos da ADComp mencionados: 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Fale conosco

Entre em contato

plugins premium WordPress