Cresce o número de aterros sanitários usados para o descarte de pás eólicas. A indústria de energia eólica já está promovendo e melhorando a reciclagem das pás.
Continue lendo para saber mais sobre a reciclagem das pás eólicas.
O processo de reciclagem
Em 2021, a Siemens Gamesa anunciou que produziu seis pás eólicas de 81 metros que são “totalmente recicláveis”, graças a uma mudança no tipo de epóxi usado. A empresa planeja instalar as pás em 2022.
Embora isso seja um avanço, as pás que estão sendo usadas atualmente, armazenadas ou em aterros não podem ser recicladas facilmente. O material das pás é extremamente difícil de quebrar, a Siemens destacou, nos comunicados de imprensa, que essa é a importância da nova resina epóxi.
Prolongar a vida útil das pás eólicas também é uma forma de produção mais sustentável. A boa notícia é que, mesmo sendo difícil, as antigas pás eólicas podem ser recicladas.
Como as lâminas são feitas de uma combinação de diferentes materiais, existe um desafio químico e físico característico no processo de separação. No entanto, como os materiais possuem um valor BTU e a maioria dos materiais são inofensivos, eles podem ser usados em fornos de cimento.
“Utilizar esse material como combustível de engenharia ou o que chamamos de materiais de engenharia reaproveitados (REM) para processamento de cimento funcionou muito, muito bem”, disse Chris Howell, vice-presidente sênior de operações de reciclagem da Veolia.
“Cada lâmina é exclusivamente diferente, dependendo de quem a fabrica” — Chris Howell, vice-presidente sênior de operações de reciclagem da Veolia. Mas as lâminas são recicláveis. Howell descreve como a Veolia e a GE Renewables estão transformando a reciclagem de pás eólicas.
Na Europa, Veolia utiliza uma solução de coprocessamento comprovadamente eficaz para transformar as lâminas em matéria-prima. O material das pás é triturado, o REM está pronto para uso.
Esse REM pode substituir o carvão, areia e argila usados para fazer cimento. Mais de 90% das pás são recicladas, sendo que elas são reutilizadas em: 65% como matéria-prima nas fábricas de cimento e 28% transformadas em energias necessárias para reações químicas no forno.
Mas o processo usa muito CO2. Veolia e outras empresas parceiras estão abordando o problema com vários ângulos e procurando as mais diversas soluções. A empresa vem analisando todas as etapas do processo com a intenção de revisar toda a cadeia de produção de CO2, para contabilizar a produção de CO2 no processo de reciclagem e procurar a abordagem mais eficiente possível.
Na Europa, as empresas continuam tentando atingir as metas de redução de emissão de carbono. Siemens anunciou que pretende tornar todas as pás eólicas em totalmente recicláveis até 2030 e transformar todas as turbinas em recicláveis até 2040. Além disso, também existe um plano de revisar as políticas de aterros sanitários.
Veolia e Siemens são exemplos de empresas que estão promovendo melhorias na reciclagem das pás eólicas.
A reciclagem é uma solução para o descarte das pás, além disso, também é necessário repensar a vida útil delas. Quanto mais tempo as pás funcionarem, o custo de produção diminui e os lucros aumentam.
Fonte: https://weatherguardwind.com/recycling-and-reusing-wind-turbine-blades/