Nosso Blog

novas turbinas

Por que turbinas gigantes estão empurrando os limites da possibilidade?

A fabricante de turbinas eólicas dinamarquesa Vestas está com um projeto de construir protótipo de turbina eólica de 15 megawatts (MW), que terá a capacidade elétrica de fornecer eletricidade para cerca de 13.000 lares britânicos. As turbinas eólicas estão aumentando de tamanho e eficiência, o que já era uma previsão existente no mercado, porém isso está acontecendo mais rápido do que o previsto. 

A empresa Vestas é uma das empresas que lideraram o desenvolvimento das turbinas gigantes, mas é importante salientar que o desenvolvimento destas turbinas gera novas questões que merecem atenção. “Precisamos garantir que seja uma corrida sustentável para todos na indústria”, diz Aurélie Nasse, chefe de estratégia de mercado de produtos offshore da Vestas, ao apontar a necessidade de portos maiores, a necessidade de equipamentos e veículos para a instalação das enormes turbinas. Além disso, a chefe de estratégias também aponta que existe um risco financeiro no desenvolvimento de maiores turbinas. 

Ainda assim, a indústria de energia eólica continua a ultrapassar o limite das possibilidades, e é possível notar que a corrida para desenvolver a turbina de 20 MW está bem longe de desacelerar. 

Guy Dorrell, porta-voz da Siemens Gamesa, diz que “é simplesmente surpreendente” o fato que um parque eólico offshore pode gerar energia para um milhão de casas. As turbinas maiores geram mais energia e são mais eficientes em termos de tempo e recurso para a instalação.  

Daqui duas décadas, turbinas de 15 MW poderão ser vistas como “médias”. 

As expectativas são altas e positivas em relação às turbinas gigantes, mas existem algumas questões que precisam ser levantadas ao analisar o rumo do mercado: as questões ambientais, por exemplo, são uma delas. Ainda existem questões em aberto sobre qual seria o impacto das turbinas gigantes no meio ambiente, uma vez que é difícil medir os efeitos negativos das turbinas na vida selvagem marinha. 

É importante lembrar que as turbinas gigantes devem ser posicionadas em lugares estratégicos para evitar conflitos com as rotas de navegação, sendo necessário muito planejamento para sua instalação. Um fator que também pode determinar o tamanho das próximas turbinas é o valor de manutenção das mesmas, uma vez que esse valor pode aumentar durante o tempo.

Embora as turbinas gigantes estejam ultrapassando os limites, é necessário pensar em diversos fatores, como os custos de instalação, manutenção e os aspectos ambientais que podem ser determinantes para o futuro da energia eólica. 

Fonte: https://www.bbc.com/news/business-58704792

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Fale conosco

Entre em contato