Nosso Blog

O novo recorde na capacidade de geração em 2021

Eólica tem recorde de nova capacidade instalada em 2021

2021 foi um ano próspero para o setor de energia eólica, uma vez que o ano foi marcado por diversas conquistas e novos recordes para a história do setor, que foram destacados no relatório do Global Wind Energy Council. 

É possível notar mudanças em cenários nacionais e mundiais. No ano passado, a energia eólica atingiu um novo recorde: alcançou a capacidade de gerar 104,7 GW com aproximadamente 30 mil turbinas instaladas ao redor do mundo. 

No post de hoje contaremos um pouco mais sobre esse novo recorde do setor e fatores que podem afetar o seu futuro, desejamos uma boa leitura!

O novo recorde na capacidade de geração em 2021 

O setor se destacou na capacidade de geração de energia. De acordo com os dados do Global Wind Energy Council (GWEC), 104,7 GW foram instalados por 30 empresas em 2021, mesmo em um cenário repleto de interrupções por causa da Covid-19 e o aumento do valor das commodities, o setor ainda sim conseguiu atingir novos recordes. 

Devido aos dados financeiros, o setor da energia eólica está precisando ultrapassar diversos obstáculos. Ainda segundo o relatório, as empresas que se destacaram no setor foram a Vestas e a Goldwind, que ocuparam as duas primeiras posições com o maior número de instalações.

A energia eólica vem se tornando cada vez mais popular, e aumentando gradativamente sua participação na geração de energia. A tendência é que os números aumentem ainda mais.

Se você possui interesse em saber outros itens destacados pelo relatório, você pode acessar no post sobre o assunto clicando aqui.

Graças às turbinas offshore, é possível notar um aumento gradativo no tamanho do rotor. Mais de 58% das instalações possuem um rotor maior que 140 metros, segundo os dados do Global Wind Energy Council, 2021 também teve um número recorde de instalações offshore. 

As turbinas offshore: será o futuro do setor eólico? 

Offshore pode ser traduzido literalmente como “fora da costa”, ou seja, as turbinas offshore são as turbinas instaladas “fora” da terra, no caso, elas são instaladas nos oceanos. A principal ideia das turbinas offshore é utilizar as a força cinética do vento gerado pelas maresias, onde a corrente de vento é mais forte. 

As turbinas offshore vem se tornando um fator recorrente quando o assunto é o futuro do setor de energia eólica no Brasil e no mundo, e isso está acontecendo, pois as empresas do setor podem gerar quase o dobro de energia com uma turbina offshore quando comparado com as turbinas onshore, turbinas que são instaladas na terra. 

Por exemplo, as turbinas onshore podem gerar em média 5,6 MW, já as turbinas offshore podem gerar entre 12MW e 15MW. A questão é que, em alto mar, a variação de relevo e o impedimento físico são menores quando comparados com a terra. Esse fator faz com que a força do vento em alto mar seja melhor aproveitada, gerando mais energia. 

Além de poucos obstáculos físicos, as turbinas offshore são maiores as turbinas onshore, melhorando o rendimento energético. Mesmo com turbinas maiores, os parques eólicos offshore possuem um menor impacto sonoro e visual.  

No cenário nacional, o Brasil está apenas no início do investimento. Alguns especialistas do setor dizem que o Brasil tem grande potencial de gerar esse tipo de energia eólica, mas para que isso aconteça, será necessário vencer obstáculos burocráticos e regulatórios. A falta de incentivo para investimento também é um fator que precisa ser superado rapidamente.   

As mudanças no clima 

Outro dado apontado pelo relatório do Global Wind Energy Council é que, atualmente, a capacidade de geração se energia eólica mundialmente é de aproximadamente 830 GW, reduzindo a emissão de 1,2 bilhão de toneladas de CO2 anualmente. Esse dado está diretamente relacionado com o objetivo de reduzir a capacidade de emissão do gás, consequentemente, reduzindo os danos que agravam o efeito estufa, porém ainda é necessário aumentar a quantidade de produção de energia eólica.

Com a urgência de diminuir os gases do efeito estufa, a energia eólica foi impulsionada no último ano. Foi estabelecido um compromisso de zerar ou reduzir ao máximo a emissão de CO2, o composto gasoso que altera o efeito estufa. Existe uma expectativa de que 557 GW de nova capacidade sejam adicionados nos próximos cinco anos. 

A necessidade é que, ao final dessa década, esse valor quadruplique, para que o mundo se mantenha no caminho de reduzir ou zerar as emissões de gases CO2 na atmosfera.     

Para que esses números sejam alcançados, é essencial que haja um investimento no mercado de energia limpa, e um dos fatores que podem ser essenciais para que o investimento aconteça é o surgimento de novos empregos para pessoas com qualificações para trabalhar no setor de energia eólica. 

ADComp investindo na qualificação e profissionalização das pessoas

Um dos obstáculos a serem vencidos é a falta de incentivo, mas um outro fator que pode afetar esse é a falta de pessoas qualificadas para realizar as demandas do setor. ADComp acredita que a educação é essencial e é capaz de mudar o mundo.  

Nossos cursos são divididos em categorias diferentes para vários aspectos do setor, conteúdos sobre design, manutenção, fabricação e melhorias na performance.    

Se você possui interesse em conhecer mais e estudar sobre os elementos do setor da energia eólica, você pode entrar em contato sobre nossos e saber mais sobre nossos cursos, clicando aqui.

A energia eólica está ultrapassando limites e ganhando novos recordes a cada ano que passa, e a cada ano vem causando efeitos positivos na redução do efeito estufa, mas ainda existe um caminho longo até atingir o nível zero de emissão. Procurar formas de geração de energia sustentáveis é essencial para a proteção do planeta e reduzir os danos causados pela emissão de CO2. A energia eólica usa o vento, recurso inesgotável, para gerar energia limpa e renovável, e todos os anos ocorrem inovações do setor que podem fazer diferença na saúde do planeta.

Fonte: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53212286/eolica-tem-recorde-de-nova-capacidade-instalada-em-2021

https://www.cnnbrasil.com.br/business/entenda-como-funciona-a-energia-eolica-offshore-que-e-gerada-no-mar/
https://universo.uniateneu.edu.br/2022/04/18/energia-eolica-offshore-o-futuro-da-exploracao-energetica-dos-ventos/

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Fale conosco

Entre em contato